O EVENTO

A Última Rota da Transumância

A “Última Rota da Transumância” é um evento promovido pelo Município de Castro Daire, assente na recriação de forma a reviver uma tradição ancestral que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro (1382m de altitude), “a serra mais desconhecida de Portugal”, segundo Amorim Girão.

Em 1999, em terras montemuranas, realizou-se a “verdadeira” última rota da transumância.

Na primeira edição deste evento em 2015, o rebanho constituído por cerca de 600 cabeças, fez o troço de Ribolhos a Castro Daire (antiga Feira das Vacas), passando, como outrora, pelo centro da Vila. Na edição 2018 o desafio foi recriar passo a passo o passado mas com cerca de 2000 cabeças.

Na sua última edição 2019 “A Última Rota da Transumância” concentrou-se numa experiência multidisciplinar de 3 dias, mantendo o seu ex-libris na recriação / caminhada que aconteceu no Sábado com percurso entre Castro Daire e Campo Benfeito (subida à serra).
Aos visitantes e amantes da transumância presentes foi possível participarem num vasto número de atividades diversificadas entre o centro da vila de Castro Daire e a mítica Aldeia de Portugal – Campo Benfeito.

Consulte a secção “Edições Anteriores” para ver alguns dos melhores momentos em vídeo e fotografia

Cartaz / Programa de 2019: